Direitos Humanos e Educação Inclusiva:
pelo direito à educação e à diferença
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22862Abstrakt
Esta pesquisa tem a seguinte problemática como base: qual a relação entre educação inclusiva e os direitos humanos? A partir dela se identifica o seu objetivo principal, que é identificar a relação entre educação inclusiva e direitos humanos. Além disso, objetiva de forma mais específica: explicar quais as características de uma escola inclusiva e seu processo de ensino-aprendizagem; e, apresentar a importância da educação para os direitos humanos, e seus desdobramentos. Para realização desta pesquisa será utilizada como metodologia a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, tomando por base à conceituação e visão de autores que discorrerem sobre os dois eixos em destaque. Dentre esses autores pode-se citar Mantoan (2015), Carvalho (2019), Herrera Flores (2009) e Candau (2012), sendo realizada em livros e artigos. Assim, a pesquisa foi dividida em dois subcapítulos, de modo que o primeiro aborda a educação inclusiva, suas características e práticas pedagógicas. Já o segundo trata sobre os direitos humanos e a concepção de educação para os direitos humanos. No decorrer do texto, demonstra-se quais as relações encontradas entre os dois eixos, ou seja, os principais resultados encontrados no estudo. Dentre esses, pode-se citar o entendimento de que além de uma escola inclusiva se torna importante a construção de um mundo inclusivo, no qual todas as pessoas têm acesso às oportunidades de ser e de estar na sociedade de forma participativa, na qual as oportunidades são iguais e as características individuais são respeitadas, sem esquecer da busca constante pela justiça social.
Stahování
Publikováno
Jak citovat
Číslo
Sekce
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.