Direitos Humanos e Educação Inclusiva:
pelo direito à educação e à diferença
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22862Abstract
Esta pesquisa tem a seguinte problemática como base: qual a relação entre educação inclusiva e os direitos humanos? A partir dela se identifica o seu objetivo principal, que é identificar a relação entre educação inclusiva e direitos humanos. Além disso, objetiva de forma mais específica: explicar quais as características de uma escola inclusiva e seu processo de ensino-aprendizagem; e, apresentar a importância da educação para os direitos humanos, e seus desdobramentos. Para realização desta pesquisa será utilizada como metodologia a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, tomando por base à conceituação e visão de autores que discorrerem sobre os dois eixos em destaque. Dentre esses autores pode-se citar Mantoan (2015), Carvalho (2019), Herrera Flores (2009) e Candau (2012), sendo realizada em livros e artigos. Assim, a pesquisa foi dividida em dois subcapítulos, de modo que o primeiro aborda a educação inclusiva, suas características e práticas pedagógicas. Já o segundo trata sobre os direitos humanos e a concepção de educação para os direitos humanos. No decorrer do texto, demonstra-se quais as relações encontradas entre os dois eixos, ou seja, os principais resultados encontrados no estudo. Dentre esses, pode-se citar o entendimento de que além de uma escola inclusiva se torna importante a construção de um mundo inclusivo, no qual todas as pessoas têm acesso às oportunidades de ser e de estar na sociedade de forma participativa, na qual as oportunidades são iguais e as características individuais são respeitadas, sem esquecer da busca constante pela justiça social.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.