Direitos Humanos e Educação Inclusiva:

pelo direito à educação e à diferença

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22862

Abstract

Esta pesquisa tem a seguinte problemática como base: qual a relação entre educação inclusiva e os direitos humanos? A partir dela se identifica o seu objetivo principal, que é identificar a relação entre educação inclusiva e direitos humanos. Além disso, objetiva de forma mais específica: explicar quais as características de uma escola inclusiva e seu processo de ensino-aprendizagem; e, apresentar a importância da educação para os direitos humanos, e seus desdobramentos. Para realização desta pesquisa será utilizada como metodologia a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, tomando por base à conceituação e visão de autores que discorrerem sobre os dois eixos em destaque. Dentre esses autores pode-se citar Mantoan (2015), Carvalho (2019), Herrera Flores (2009) e Candau (2012), sendo realizada em livros e artigos.  Assim, a pesquisa foi dividida em dois subcapítulos, de modo que o primeiro aborda a educação inclusiva, suas características e práticas pedagógicas. Já o segundo trata sobre os direitos humanos e a concepção de educação para os direitos humanos. No decorrer do texto, demonstra-se quais as relações encontradas entre os dois eixos, ou seja, os principais resultados encontrados no estudo. Dentre esses, pode-se citar o entendimento de que além de uma escola inclusiva se torna importante a construção de um mundo inclusivo, no qual todas as pessoas têm acesso às oportunidades de ser e de estar na sociedade de forma participativa, na qual as oportunidades são iguais e as características individuais são respeitadas, sem esquecer da busca constante pela justiça social.

Autor/innen-Biografien

Jessica Cenci Gasperin, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Pedagoga e Professora de Atendimento Educacional Especializado. Possui Ensino médio concomitante ao curso Normal conferido o título de Professora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2012) e em Letras - Licenciatura - Espanhol e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Além disso, possui Especialização em Educação Especial Inclusiva pela UNOPAR (2014); Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FAMEPLAN (2015); Capacitação em Atendimento Educacional Especializado pela UTP/ Uníntese (2018); e Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela ACE (2019). Mestranda pelo PROFEI - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede, pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), turma 2022/02. Atualmente é professora de Educação Especial - AEE, atuando na rede municipal de ensino de Veranópolis-RS, desde 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Gabriela Maria Dutra de Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará; mestrado em Educação, Comunicação e Tecnologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Doutorado em Ciências da Educação na especialidade de de tecnologia educativa na Universidade do Minho. Professora Associada no Centro de Educação a Distância, na Universidade do Estado de Santa Catarina CEAD/UDESC. Atua nos cursos de licenciaturas e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva com ênfase nos Direitos Humanos Universais.Pertence ao Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade CNPq/UDESC. Coordenadora do Laboratório de Educação Sexual LabEdusex, CEAD /UDESC. Coordenadora do Programa de Extensão Direitos Humanos e Sexualidade. Coordenadora do Mestrado Profisssional em Educaáo Inclusiva - PROFEI/CEAD/UDESC.Tem experiência na área de Educação Sexual e Língua Portuguesa, Educação e Tecnologia com ênfase nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores e adolescentes, educação sexual, sexualidade e direitos humanos, educação inclusiva, tecnologia educativa, extensão universitária, análise e produção de texto.

Veröffentlicht

2024-10-24

Zitationsvorschlag

CENCI GASPERIN, J.; DUTRA DE CARVALHO, G. M. . Direitos Humanos e Educação Inclusiva: : pelo direito à educação e à diferença. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22862. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22862. Acesso em: 31 okt. 2024.