Princípios dos direitos humanos na educação inclusiva de alunos com transtorno do espectro autista no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23001Keywords:
Educação Especial; Autismo; Inclusão.Abstract
Este estudo analisa os princípios dos direitos humanos na promoção da educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico dos estudos existentes sobre o tema, bem como definições pertinentes à Educação Especial e ao delineamento do público-alvo da Educação Especial. A pesquisa investigou a construção da legislação relacionada à educação de pessoas com deficiência, destacando a evolução da inclusão na educação brasileira e a influência significativa dos movimentos sociais na melhoria educacional desses indivíduos. O foco está centrado no aluno com TEA, abordando sua definição e particularidades, bem como os avanços e desafios na inclusão desses sujeitos na educação regular de ensino, em classes comuns. Entre os desafios identificados, destacam-se a falta de conhecimento sobre o autismo, a necessidade de adaptações curriculares, metodologias ativas, estratégias de desenvolvimento da aprendizagem e a formação docente inadequada para atender às necessidades específicas desses alunos. Além disso, foram discutidas questões relacionadas ao apoio e à parceria da comunidade escolar, juntamente com as famílias e demais membros da comunidade, ressaltando sua importância para a efetiva inclusão desses sujeitos no meio social. Especificamente, a discussão apresenta resultados como a necessidade de programas de formação continuada para educadores e a criação de políticas públicas que facilitem a implementação de práticas inclusivas. Também são abordados exemplos de adaptações curriculares e metodologias eficazes para o ensino de alunos com TEA, demonstrando a viabilidade e os benefícios dessas práticas para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.
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