Princípios dos direitos humanos na educação inclusiva de alunos com transtorno do espectro autista no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23001

Palabras clave:

Educação Especial; Autismo; Inclusão.

Resumen

Este estudo analisa os princípios dos direitos humanos na promoção da educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico dos estudos existentes sobre o tema, bem como definições pertinentes à Educação Especial e ao delineamento do público-alvo da Educação Especial. A pesquisa investigou a construção da legislação relacionada à educação de pessoas com deficiência, destacando a evolução da inclusão na educação brasileira e a influência significativa dos movimentos sociais na melhoria educacional desses indivíduos. O foco está centrado no aluno com TEA, abordando sua definição e particularidades, bem como os avanços e desafios na inclusão desses sujeitos na educação regular de ensino, em classes comuns. Entre os desafios identificados, destacam-se a falta de conhecimento sobre o autismo, a necessidade de adaptações curriculares, metodologias ativas, estratégias de desenvolvimento da aprendizagem e a formação docente inadequada para atender às necessidades específicas desses alunos. Além disso, foram discutidas questões relacionadas ao apoio e à parceria da comunidade escolar, juntamente com as famílias e demais membros da comunidade, ressaltando sua importância para a efetiva inclusão desses sujeitos no meio social. Especificamente, a discussão apresenta resultados como a necessidade de programas de formação continuada para educadores e a criação de políticas públicas que facilitem a implementação de práticas inclusivas. Também são abordados exemplos de adaptações curriculares e metodologias eficazes para o ensino de alunos com TEA, demonstrando a viabilidade e os benefícios dessas práticas para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.

Biografía del autor/a

Claudete de Oliveira Melo, UEPG

Possui licenciaturas em LETRAS-PORTUGUÊS/ ESPANHOL pela FAFIUV- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2008), PEDAGOGIA pela UNC - Universidade do Contestado (2018), EDUCAÇÃO ESPECIAL pela UNICV- Centro Universitário Cidade Verde (2023). Pós-graduação lato sensu em LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS pela FAFIUV- Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2010), EDUCAÇÃO NO CAMPO pela UFPR- Universidade Federal do Paraná (2012), ALFABETIZAÇÃO pela UNC- Universidade do Contestado (2013), EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA pela UNIFCV- Centro Universitário Cidade Verde (2020), Pós-graduanda do programa lato sensu em GESTÃO ESCOLAR pela UNICV- Centro Universitário Cidade Verde e Mestranda do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA (PROFEI/UEPG). É membro do grupo de pesquisas NEPEDHI - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão. Professora do quadro próprio do magistério municipal de General Carneiro desde 2012. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, com área de concentração em Autismo.

Rita de Cassia da Silva Oliveira, UEPG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós Doutorado em Educação -Universidade de Santiago de Compostela (2011). Coordena o Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UEPG, na linha de História e Políticas Educacionais, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade, Educação Permanente e Espaços Educativos na sociedade brasileira, Teorias e Educação, Seminários de Tese. Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede - Educação Inclusiva. Coordena a linha de Pesquisa intitulada Políticas Públicas e Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos, É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia na modalidade da Educação a Distância (UAB/UEPG) Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Universitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro Presidente da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa. Prêmio de Extensão Universitária (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Moção de Aplauso recebida da Câmara dos Vereadores do Município de Ponta Grossa pelos serviços prestados a sociedade pontagrossense para os idosos (2015). Título de Cidadã do Município de Ponta Grossa (2016), oferecido pela Câmara de Vereadores. Menção Honrosa (2016) pelos 25 anos da Universidade Aberta para a Terceira Idade, recebida da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema educação permanente, envelhecimento, velhice, educação de jovens e adultos e políticas públicas. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, educação inclusiva, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.

Publicado

2024-10-20

Cómo citar

MELO, C. de O.; OLIVEIRA, R. de C. da S. Princípios dos direitos humanos na educação inclusiva de alunos com transtorno do espectro autista no Brasil. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23001. Acesso em: 23 nov. 2024.