ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIREITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23573

Palavras-chave:

Adequação curricular, Direito do aluno, Estratégia de ensino

Resumo

A adequação curricular, uma das principais bandeiras da educação inclusiva e compreendida como o ajuste das estratégias de ensino para acolher os estudantes com necessidades educacionais especiais, assume diversas nuances dependendo da realidade da escola. Esse artigo tem como objetivo principal enfatizar a efetivação da adequação curricular como um direito do aluno. Por meio de pesquisa bibliográfica e com base em relatos de experiências como professora regente em sala de recursos generalista, o texto propõe uma reflexão a respeito da premissa da educação inclusiva com base nos dispositivos legais e apresenta algumas dissonâncias existentes entre os textos jurídicos que garantem direitos e a realidade da maioria das escolas que nem sempre estão preparadas para acolher essa demanda. Em seguida, a adequação curricular é apresentada como um direito do aluno e como estratégia pedagógica nem sempre efetivados por falta de formação e informação. Os progressos relativos ao fortalecimento da educação inclusiva são inegáveis, mas ainda há um longo percurso para que os princípios dos principais dispositivos legais atinjam as prerrogativas desejadas.

Biografia do Autor

Janaina de Melo Nogueira Guimarães, UFMT

Pedagoga pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-graduada em Gestão Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Libras e Supervisão e Orientação Educacional. Psicanalista. Psicóloga. Concursada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997. Experiência em regência de casse nas séries iniciais do ensino fundamental de nove anos, supervisão nas séries finais e EJA e direção no ensino médio e ensino fundamental. Atua desde 2011 com o ensino especial numa sala de recursos generalista. Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade federal do Mato Grosso - UFMT, Programa PROFEI.

Márcia dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

possui graduação em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pela Universidade Estadual de Campinas, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade Federal de Goiás. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia, Antropologia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural, educação inclusiva, educação popular, pesquisa educacional, história da educação e política educacional. Professora credenciada no Programa de Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI/UFMT. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá, durante o quadriênio 2013-2016, coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação/FORPRED, período 2014-2015, e vice coordenadora do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPEd, período 2013-2015

Downloads

Publicado

2024-10-19

Como Citar

GUIMARÃES, J. de M. N.; FERREIRA, M. dos S. ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIREITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23573. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23573. Acesso em: 31 out. 2024.