ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIREITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23573Palabras clave:
Adequação curricular, Direito do aluno, Estratégia de ensinoResumen
A adequação curricular, uma das principais bandeiras da educação inclusiva e compreendida como o ajuste das estratégias de ensino para acolher os estudantes com necessidades educacionais especiais, assume diversas nuances dependendo da realidade da escola. Esse artigo tem como objetivo principal enfatizar a efetivação da adequação curricular como um direito do aluno. Por meio de pesquisa bibliográfica e com base em relatos de experiências como professora regente em sala de recursos generalista, o texto propõe uma reflexão a respeito da premissa da educação inclusiva com base nos dispositivos legais e apresenta algumas dissonâncias existentes entre os textos jurídicos que garantem direitos e a realidade da maioria das escolas que nem sempre estão preparadas para acolher essa demanda. Em seguida, a adequação curricular é apresentada como um direito do aluno e como estratégia pedagógica nem sempre efetivados por falta de formação e informação. Os progressos relativos ao fortalecimento da educação inclusiva são inegáveis, mas ainda há um longo percurso para que os princípios dos principais dispositivos legais atinjam as prerrogativas desejadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.