ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIREITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23573Parole chiave:
Adequação curricular, Direito do aluno, Estratégia de ensinoAbstract
A adequação curricular, uma das principais bandeiras da educação inclusiva e compreendida como o ajuste das estratégias de ensino para acolher os estudantes com necessidades educacionais especiais, assume diversas nuances dependendo da realidade da escola. Esse artigo tem como objetivo principal enfatizar a efetivação da adequação curricular como um direito do aluno. Por meio de pesquisa bibliográfica e com base em relatos de experiências como professora regente em sala de recursos generalista, o texto propõe uma reflexão a respeito da premissa da educação inclusiva com base nos dispositivos legais e apresenta algumas dissonâncias existentes entre os textos jurídicos que garantem direitos e a realidade da maioria das escolas que nem sempre estão preparadas para acolher essa demanda. Em seguida, a adequação curricular é apresentada como um direito do aluno e como estratégia pedagógica nem sempre efetivados por falta de formação e informação. Os progressos relativos ao fortalecimento da educação inclusiva são inegáveis, mas ainda há um longo percurso para que os princípios dos principais dispositivos legais atinjam as prerrogativas desejadas.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.