Desafios institucionais e pedagógicos para a implementação da educação inclusiva em Moçambique no Século XXI:
um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.24117Resumen
O estudo que se apresenta neste artigo se baseia em estudo bibliográfico e tem como objectivo apresentar os desafios da educação inclusiva a sociedade Moçambicana que mostram que a inclusão escolar, especialmente após a promulgação da Declaração de Salamanca, hoje uma sugestão estadística hegemónica de educação em praticamente todo o mundo, (Basílio2024), o ideal democrático de educação para todos ainda está distante a ser alcançado. Esta abordagem visa abordar os problemas que ainda impedem a eficácia das políticas de educação inclusiva em Moçambique. O objectivo deste trabalho é delinear o caminho da educação inclusiva no país desde a sua criação até o momento actual. Parte do questionamento sobre a eficácia das políticas inclusivas, este trabalho engaja em um trabalho de conclusão do curso da disciplina de fundamentos da educação inclusiva. e o Mundo em geral, procurando assim as possíveis soluções para ultrapassar. A pesquisa mostra que a educação foi por muito tempo impedida as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as directrizes nacionais, embora a presentando avanços evidenciados na evolução dos documentos legais nacionais e internacionais, na prática ainda não atingiu os objectivos e metas propostos em tais marcos regulatórios, assim, considero que há necessidade de continuidade do estudo e abertura para o debate sobre os desafios para educação inclusiva, a fim de, futuramente, propor soluções cabíeis para este mal. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um plano individual para adequação curricular, de metodologias e avaliações que garante o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infra-estrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados. Mesmo com os limites orçamentários, esses desafios são enfrentados. Tudo isso tem aumentado a fé em uma educação inclusiva e no alcance dos objectivos da Declaração de Salamanca (1994). Devido a isso, os processos de ensino e aprendizagem, as infra-estruturas e os currículos são adaptados sem prever as necessidades dos alunos, bem como às condições físicas da instituição de ensino. Apesar de que actualmente, já existem políticas públicas para a educação inclusiva em Moçambique.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.