Desafios institucionais e pedagógicos para a implementação da educação inclusiva em Moçambique no Século XXI:

um estudo bibliográfico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.24117

Résumé

O estudo que se apresenta neste artigo se baseia em estudo bibliográfico e tem como objectivo apresentar os desafios da educação inclusiva a sociedade Moçambicana que mostram que a inclusão escolar, especialmente após a promulgação da Declaração de Salamanca, hoje uma sugestão estadística hegemónica de educação em praticamente todo o mundo, (Basílio2024), o ideal democrático de educação para todos ainda está distante a ser alcançado. Esta abordagem visa abordar os problemas que ainda impedem a eficácia das políticas de educação inclusiva em Moçambique. O objectivo deste trabalho é delinear o caminho da educação inclusiva no país desde a sua criação até o momento actual. Parte do questionamento sobre a eficácia das políticas inclusivas, este trabalho engaja em um trabalho de conclusão do curso da disciplina de fundamentos da educação inclusiva. e o Mundo em geral, procurando assim as possíveis soluções para ultrapassar. A pesquisa mostra que a educação foi por muito tempo impedida as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as directrizes nacionais, embora a  presentando avanços evidenciados na evolução dos documentos legais nacionais e internacionais, na prática ainda não atingiu os objectivos e metas propostos em tais marcos regulatórios, assim, considero que há necessidade de continuidade do estudo e abertura para o debate sobre os desafios para educação inclusiva, a fim de, futuramente, propor soluções cabíeis para este mal. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um plano individual para adequação curricular, de metodologias e avaliações que garante o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infra-estrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados. Mesmo com os limites orçamentários, esses desafios são enfrentados. Tudo isso tem aumentado a fé em uma educação inclusiva e no alcance dos objectivos da Declaração de Salamanca (1994). Devido a isso, os processos de ensino e aprendizagem, as infra-estruturas e os currículos são adaptados sem prever as necessidades dos alunos, bem como às condições físicas da instituição de ensino. Apesar de que actualmente, já existem políticas públicas para a educação inclusiva em Moçambique.

Bibliographies de l'auteur-e

André José Chapema, Universidade Rovuma de Moçambique (UNIROVUMA)

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma de Moçambique e Professor de  matemática do ensino médio, na escola secundária Paulo Samuel Kankhomba, na cidade de Lichinga, Niassa Moçambique

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

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Publié-e

2024-10-23

Comment citer

CHAPEMA, A. J.; MANJINSKI, E. . Desafios institucionais e pedagógicos para a implementação da educação inclusiva em Moçambique no Século XXI: : um estudo bibliográfico. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.24117. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24117. Acesso em: 21 nov. 2024.