Formação de professores:

rumo à inclusão nas escolas moçambicanas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.24116

Résumé

Este artigo de revisão discute a formação de professores como um direito essencial para a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas primárias de Moçambique. O plano Curricular de Formação, aprovado pela lei 18/2018, introduziu disciplinas de Necessidades Educativas Especiais (NEE), Braille e Lingas de sinais nos Institutos de Formação de Professores, com o princípio pedagógico de "inclusão equidade e igualdade de oportunidade em todos os subsistemas de aprendizagem". No entanto, o elevado número de alunos com necessidades especiais, aliado à falta de material, equipamento adequados e à insuficiente de formação prática dos professores, caracteriza o problema central deste estudo. Utilizando um paradigma interpretativista e reflexivo, com metodologia qualitativa, foram realizadas leituras bibliográficas de autores que abordam Direitos Humanos e NEE, além de planos estratégicos, curriculares e programas de cursos de formação de professores, e leis da Republica de Moçambique. Os resultados destacam a necessidade urgente de melhor preparação dos formadores e professores para identificar e apoiar alunos com necessidades especiais. Este estudo pode auxiliar formadores e jovens professores a desenvolverem competências necessárias para um ensino inclusivo eficaz nas Escolas Primárias.  Definiu se os seguintes objectivos específicos: i: Identificar como as escolas estão preparadas para o ensino inclusivo, ii) descrever como pode ser transferido competências de ensino inclusivo, iii) Esclarecer na prática a produção e funcionamento do material, equipamentos e instrumentos usados ao preparar professor para ensinar turmas com crianças que precisam de cuidados especiais.

Bibliographies de l'auteur-e

Diamantino Hilário Norte, Universidade Rovuma de Moçambique (UNIROVUMA)

Mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma de Moçambique e Professor Formador na Escola de Professores do Futuro Nsaúca-Sanga.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

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Publié-e

2024-10-23

Comment citer

NORTE, D. H.; MANJINSKI, E. Formação de professores:: rumo à inclusão nas escolas moçambicanas. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.24116. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24116. Acesso em: 21 nov. 2024.