Formação de professores:
rumo à inclusão nas escolas moçambicanas
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.24116Resumo
Este artigo de revisão discute a formação de professores como um direito essencial para a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas primárias de Moçambique. O plano Curricular de Formação, aprovado pela lei 18/2018, introduziu disciplinas de Necessidades Educativas Especiais (NEE), Braille e Lingas de sinais nos Institutos de Formação de Professores, com o princípio pedagógico de "inclusão equidade e igualdade de oportunidade em todos os subsistemas de aprendizagem". No entanto, o elevado número de alunos com necessidades especiais, aliado à falta de material, equipamento adequados e à insuficiente de formação prática dos professores, caracteriza o problema central deste estudo. Utilizando um paradigma interpretativista e reflexivo, com metodologia qualitativa, foram realizadas leituras bibliográficas de autores que abordam Direitos Humanos e NEE, além de planos estratégicos, curriculares e programas de cursos de formação de professores, e leis da Republica de Moçambique. Os resultados destacam a necessidade urgente de melhor preparação dos formadores e professores para identificar e apoiar alunos com necessidades especiais. Este estudo pode auxiliar formadores e jovens professores a desenvolverem competências necessárias para um ensino inclusivo eficaz nas Escolas Primárias. Definiu se os seguintes objectivos específicos: i: Identificar como as escolas estão preparadas para o ensino inclusivo, ii) descrever como pode ser transferido competências de ensino inclusivo, iii) Esclarecer na prática a produção e funcionamento do material, equipamentos e instrumentos usados ao preparar professor para ensinar turmas com crianças que precisam de cuidados especiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.