Valorizando os Direitos Humanos na educação inclusiva: desafios e prevenção de estafas para professores de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23642

Palavras-chave:

Professor, Educação infantil, Direitos humanos, Educação inclusiva

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades especiais nas salas de aula regulares de educação infantil apresenta diversas dificuldades para os professores. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras significativas e desenvolver estratégias para criar um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em revisões bibliográficas e observações da prática em sala de aula. Os resultados indicam que a sobrecarga docente é um desafio constante, impactando a saúde física, emocional e mental dos professores. Conclui-se que a responsabilidade pela educação inclusiva deve ser compartilhada por professores, sistema educativo, políticas públicas e sociedade. É essencial implementar estratégias eficazes para apoiar os professores, garantindo uma educação de qualidade para todos

Biografia do Autor

Salete Szymonka, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia (2010) pela Faculdade Santa Amélia - SECAL. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2015) pela Faculdade de Educação São Brás, Curitiba PR, especialista em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS (2018) pela Faculdade de Educação São Brás, Curitiba PR, especialista em Alfabetização e Letramento (2021) pela Faculdade Unina, Curitiba PR, especialista em Gestão Escolar (2021) pela Faculdade de Educação São Luis, Jaboticabal SP, especialista em Coordenação Pedagógica (2022) pela Faculdade Unina, Curitiba PR e especialista em Educação Infantil - Abordagem Reggio Emilia (2022) pela Faculdade Unina, Curitiba PR, especialista em Educação Especial com Ênfase em transtorno do Espectro Autista (TEA) (2024) pelo Centro Universitário Facvest - Unifacvest, Lages SC. Ingressou como professora em rede privada de Educação (2009), efetivada Coordenadora Pedagógica pela Associação de apoio Promocional ao Núcleo Social de Ponta Grossa (2013) e ingressou como professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Carambeí-PR (2016), desenvolvendo seu trabalho pedagógico na Educação Infantil até os dias atuais. Possui curso de extensão denominado "Paulo Freire: Fundamentos de uma Práxis Educacional na Formação de Educadores" pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), possui curso de aperfeiçoamento intitulado Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa e possui curso de extensão qualificado Unidades de Ensino Potencialmente Significativas no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais ministrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Ponta Grossa. Cursou Disciplina Isolada de Mestrado denominada "Recursos Didáticos e Midiáticos no Ensino de Ciências" pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2021). Cursou Disciplina Isolada de Mestrado cognominada Fundamentos para o Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2022). Cursou Disciplina Isolada de Mestrado intitulada Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2024)

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

Downloads

Publicado

2024-10-20

Como Citar

SZYMONKA, S.; MANJINSKI, E. . Valorizando os Direitos Humanos na educação inclusiva: desafios e prevenção de estafas para professores de educação infantil. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23642. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23642. Acesso em: 3 jan. 2025.