A gênese e o processo de desenvolvimento social e econômico da aglomeração urbana de fronteira de Uruguaiana/BR e Paso de los Libres/AR
Palavras-chave:
Dinâmica, aglomeração urbana, formação socioespacialResumo
Este trabalho pretende compreender como se deu a gênese das cidades de Uruguaiana/RS (Brasil) e Paso de los Libres (Argentina), além de analisar a dinâmica social e econômica das mesmas na atualidade. Para tanto, são abordados os processos de colonização e formação das cidades, especialmente durante o século XIX, o início das atividades econômicas, como pecuária, comércio e rizicultura, e seus desdobramentos no decorrer do tempo. Busca-se, através da categoria de formação socioespacial, entender a dinâmica desta aglomeração urbana de fronteira. Verificou-se que, o setor terciário possui importância fundamental do ponto de vista dos empregos gerados, embora o maior destaque neste conjunto são os serviços de transporte ligados a Estação Aduaneira. Mesmo sendo o câmbio elemento primordial para a determinação do fluxo comercial entre a população dessas cidades, o comércio e os serviços comandam a dinâmica no sentido de empregos gerados e, juntamente com a pecuária, constitui-se em atividade econômica que mantem a formação socioespacial desta aglomeração urbana de fronteira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.