Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluí­das no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está formatado e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o sigilo na avaliação cega por pares, conforme instruções disponí­veis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega

Diretrizes para Autores

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Clique para acessar a Carta de Originalidade e Cessão de Direitos

Haga clic para acceder a la Carta de Originalidad y Derechos de Autor

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Declaração de questões éticas

A Revista Terr@ Plural possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e aos processos de avaliação e de publicação. Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam. As decisões e os procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

-  Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

-  Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);

-  Documento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Ética e integridade na prática científica - 2011 (http://www.pse.uem.br/documentos/normas-e-regulamentos/cnpq-etica.pdf)

- Manual da American Psychological Association - APA (6ª.edição, Editora Penso, 2018)

Diretrizes:

1 – Quanto aos artigos

Pesquisas avaliadas por um Comitê de Ética (Plataforma Brasil, CONEP ou outro sistema) devem mencionar em nota de rodapé o número do respectivo processo. Caso o projeto de pesquisa que deu origem ao artigo não tenha sido submetido a um Comitê de Ética, recomenda-se que os autores incluam em nota de rodapé uma autodeclaração de princípios e procedimentos éticos.

Pesquisas realizadas com grupos potencialmente em situação de vulnerabilidade (crianças, pessoas com deficiências/necessidades especiais, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco psicossocial, pessoas em instituições de longa permanência, entre outros) ou com comunidades tradicionais requerem especial atenção com relação aos cuidados éticos, tanto na produção dos dados, na interação com os sujeitos quanto na análise e na disseminação de resultados.

2 – Quanto à autoria

A revista não limita o número de autores e coautores mas recomenda que somente as pessoas que contribuíram significativamente com o trabalho sejam incluídas. Quando mais de três autores, pede-se que a descrição da contribuição pessoal ao trabalho de cada autor conste em nota de rodapé.

3 – Plágio e autoplágio

Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.  Editores da revista podem utilizar a seu critério o sistema de controle de plágio antes de enviar artigos para os avaliadores. Com relação ao autoplágio, o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser empregadas apenas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito.

4 – Processo de avaliação

A revista avalia exclusivamente artigos dentro do Open Journal System (OJS) e nenhuma outra forma de avaliação será válida, inclusive na organização de dossiês, exceto para autores convidados para contribuições especiais, claramente identificados como tal.

Todo artigo submetido é um documento confidencial e os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito.

Todo o histórico editorial e correspondência entre os autores, editores e avaliadores acham-se registrados no sistema OJS.

As datas de submissão de artigos, de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do OJS.

Normas para envio de trabalhos

1- Os textos deverão ser enviados exclusivamente através do site da revista. Ao cadastrar-se, não esqueça de colocar a instituição/órgão em que atua, cidade e estado de todos os autores. É obrigatório preencher seu número de identificação Orcid validado para garantir uma indexação segura e parametrização correta de sua produção. Por favor, obtenha seu registro em https://orcid.org

2- Pede-se que os textos sejam digitados em espaço 1,5, alinhamento justificado, em fonte Arial, tamanho 12, com parágrafo de 1,25 cm, e que não contenham marcações nem  número de páginas ou de linhas. 

3- O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação. Pede-se aos autores que sugiram, em nota de rodapé, até três possíveis avaliadores, com seus respectivos e-mails.  Isto não implica em que necessariamente esses avaiadores sejam convidados.

4- Os artigos e ensaios deverão ter preferencialmente entre 3.000 a 9.000 palavras, incluindo as referências bibliográficas. Figuras, quadros, notas e tabelas devem ser afixados próximos à sua citação no texto.

5- Devem vir acompanhados de resumo, abstract e resumen (de 150 a 300 palavras) e palavras-chave (no máximo 5, separadas por vírgula) em português, inglês e espanhol, diferentes das palavras empregadas no título. Este, em fonte Arial 14 negritado, também deve estar traduzido para o inglês e espanhol. Por favor, inicie o resumo com uma frase que apresente o problema de pesquisa (Topic sentence) e se certifique de que os principais resultados e conclusões constem do resumo e suas traduções. Resumos que não forem informativos serão devolvidos para complementação.

6- As resenhas, entrevistas e notas científicas deverão ter preferencialmente de 1.000 a 3.000 palavras. Resenhas devem fornecer na primeira página os dados catalográficos da obra resenhada (autor, título, edição, local, editora e número de páginas). Entrevistas devem trazer uma breve biografia do entrevistado.

7- Formato do texto (citações e referencias seguem a norma APA):
- aspas duplas para citações com até 40 palavras;
- as citações com mais de 40 palavras devem ser destacadas pulando-se uma linha antes e depois do parágrafo, seguindo o recuo de 1,25 cm da margem esquerda, com fonte Arial 12 e  espaço simples, sem aspas, seguida da citação entre parêntesis de autor, data, páginas inicial e final citadas.
- empregar aspas simples para palavras com emprego não convencional;
- itálico para palavras estrangeiras, neologismos, títulos de projetos, obras e publicações, falas de entrevistados;
- as notas explicativas devem vir ao pé da página, numeradas sequencialmente;
- as citações deverão ter chamadas no corpo do texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e também, para citações diretas, o número da página. Para menção do autor, só a inicial do nome deve ser em letra maiúscula.
Exemplos:
a) Conforme afirma Corrêa (1997, p. 152), "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado".
b) "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado" (Corrêa, 1997, p.152)
- a lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto, em espaço simples, fonte Arial 10, com um espaço depois de cada parágrafo;
- as referências devem estar ordenadas alfabética e cronologicamente segundo o sistema APA . 

8- As tabelas elaboradas pelo(s) autor(es) deverão estar no formato Word (não utilizar na forma de figura, exceto se for tabela copiada de forma integral da literatura); as figuras (em formato digital JPG ou TIFF, com boa resolução e legendas nítidas) devem estar inseridas no texto, centralizadas, com título numerado sequencialmente em arábico acima das mesmas, e indicação da fonte abaixo. A chamada de tabelas e figuras (mapas, fotos, gráficos, fluxogramas, etc...) deve estar clara no texto. Atenção: observe as indicações sobre tamanhos de arquivos. Seus arquivos de figuras devem ser enviados também através da plataforma eletrônica como "arquivo suplementar", salvos com o mesmo número de figura inserido no texto, como fonte reserva no caso de desconfiguração na transmissão.

9 - Nas referências com Digital Object Identifier (DOI), o link deve estar ativo e completo, como no exemplo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-707620170001.0104.

10- Referências de anais de eventos, trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e monografias), relatórios e publicações regionais devem estar acompanhadas do link de recuperação na rede web.

11 - Fontes de financiamento devem ser declaradas no sistema. No texto, podem vir em nota de rodapé ou em Agradecimentos, de forma sucinta.

12 - Os autores devem declarar, em documento suplementar no sistema, sua responsabilidade pela veracidade do conteúdo publicado, bem como a inexistênca de conflito de interesses entre o(s) autor(es), as informações apresentadas no trabalho, ou eventuais instituições citadas. Veja modelo na Biblioteca da Revista. Igualmente exige-se dos avaliadores o registro de ausência de conflito de interesses em cada avaliação realizada.  

13-  Submetemos os trabalho à rotina de busca ao programa anti-plágio iThenticate do Cross Ref a fim de evitar problemas de ordem legal para a revista e para os autores. Desta maneira, os autores poderão receber eventuais questionamentos durante o processo avaliativo do trabalho submetido, no que tange à possíveis similaridades apontadas pelo software. 

14 - Ao receber seu texto revisado, por favor salve com outro nome (mantendo o mesmo número de submissão) e mantenha as marcas de revisão originais. Ative a ferramenta 'controlar alterações' do Word (ou equivalente) para evidenciar suas respostas. 

15 - Em suas comunicações com os editores sempre utilizar o número e título completo de sua submissão para que seu texto seja localizado no sistema. 

Entrevistas/ Interviews

Serão publicadas entrevistas de convidados da Equipe Editorial sobre assuntos relevantes e atuais da Geografia e áreas correlatas.

Artigos

Destina-se à publicação de resultados inéditos e completos de pesquisas relacionadas à geografia e áreas correlatas.

Resenhas

Esta seção publica resenhas de obras recentes relevantes para o conhecimento geográfco.

Ensaios

Destina-se à discussões de cunho metodológico e/ou conceitual e o estado da arte de temas relacionados à ciência geográfica.

Notas Científicas

Destina-se a divulgar novas abordagens metodológicas na construção de pesquisas geográficas.

Autores convidados

Publica-se comentários de convidados sobre temas de especial interesse da área geográfica.

Tradução

Publicar traduções de obras clássicas, a critério da Mesa Editorial, inéditas e julgadas de interesse da área de Geografia e correlatas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços eletrônicos informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.