POVO PAITER E AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: Uma parceria na luta pela defesa e garantia de seus direitos na Terra Indígena Sete de Setembro.
Palavras-chave:
Amazônia brasileira, Fortalecimento Cultural, Território.Resumo
Diversos povos indígenas têm procurado caminhos para o etnodesenvolvimento muitas vezes espelhados em processos regionais de curto prazo, meramente econômicos, onde a questão etnotecnológica e o uso dos recursos naturais são desvinculados de preocupações com o impacto ambiental gerado. Os Paiter Suruí constituem um desses muitos povos indígenas no Brasil que apostaram na força tecnológica para manutenção e preservação cultural e territorial do seu povo. O objetivo deste trabalho é mostrar a realidade vivida por este Povo e sua luta cotidiana em busca de conquistas e garantias de seus direitos a territórios e cultura tradicionais. Para isso, os conhecimentos e a qualificação dos usos das ferramentas tecnologias pelos Paiter Suruí foram e continuam sendo importantes meios e estratégias transcultural-territoriais para o fortalecimento cultural-identitário e enfrentamento dos discursos pós-colonial. O trabalho teve como fundamentação metodológica a pesquisa participante, em razão do primeiro autor ser indígena da respectiva etnia, enquanto o segundo autor tem experiências de longo tempo com os povos originários de Rondônia e desenvolve várias atividades na Terra Indígena Sete de Setembro habitada pelos Paiter Suruí
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.