Análise da vulnerabilidade natural das águas subterrâneas por geoprocessamento no campus da UFSM – RS. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.4i1.065076
Palavras-chave:
Sistema Aquífero Guarani, recursos hídricos subterrâneos, Plano Diretor, vulnerabilidade naturalResumo
A pesquisa teve como objetivo realizar uma avaliação da vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas no campus da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM). A metodologia baseia-se na análise ambiental por geoprocessamento, conforme Xavier da Silva (2001). Do total da área em estudo, 47,17% dela foi identificada como de média vulnerabilidade, 32,12% como de baixa vulnerabilidade e 20,71% como de alta vulnerabilidade. Essa última é a que exige um maior cuidado com respeito a sua ocupação, pois além de ser a área mais suscetível à contaminação dos aquíferos, nela se situa o setor urbanizado do campus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.