Efeito do uso e ocupação do solo em unidade de conservação, potenciais e impactos: o caso do Parque Estadual de Vila Velha (PR)
Resumo
Este trabalho analisa os efeitos do uso e da ocupação do solo no Parque Estadual Vila Velha localizado na região Centro-Leste do Paraná, pertencente ao município de Ponta Grossa. A pesquisa foi realizada na área dos Arenitos, em locais bastante freqüentados por turistas no passado. Atualmente, são analisadas as alterações ambientais ocorrentes na área devido à intensa atividade turística. Observou-se que, devido à alta taxa de visitação pública, inúmeros problemas ambientais foram acelerados e intensificados. Por outro lado, constatou-se a diversificação da renda dos trabalhadores locais, aumento de serviços no parque e uma incremente disseminação da educação ambiental resgatando valores ligados à proteção de ecossistemas frágeis e o papel das unidades de conservação.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.