As territorialidades dos faxinalenses e as políticas públicas educacionais do Estado do Paraná: compreendendo realidades, problematizando limites e as possibilidades - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.115132
Palavras-chave:
Territorialidade, Políticas públicas, Povos faxinalenses, Paraná,Resumo
A realidade do Brasil rural do século XXI tem se mostrado em constantes confl itos, uma vez que os latifundiários continuam concentrando a terra e oprimindo os demais povos do campo. Diante desta situação, movimentos sociais, em particular das populações tradicionais, exigem seus direitos como o acesso à terra, a produção e reprodução da vida e a inserção de suas especificidades no desenvolvimento de políticas públicas que subsidiem sua permanência na terra. Este artigo é o resultado preliminar de uma pesquisa e traz como recorte as territorialidades e as políticas educacionais voltadas aos povos do campo, em particular aos povos faxinalenses, procurando mostrar em que medida as políticas educacionais acabaram por infl uenciar o cotidiano das mesmas. Para isso, num primeiro momento, procurou-se contextualizar a realidade de emergência das populações tradicionais enquanto movimentos sociais, apontando os povos faxinalenses como um destes. No segundo momento, são feitas algumas reflexões sobre os conflitos territoriais dos faxinalenses com o Agronegócio no Paraná e em que medida estes conflitos têm colocado em risco essa forma coletiva de ocupação e uso do solo. Logo após, num terceiro momento, um pequeno histórico da articulação entre territorialidades dos povos do campo e as políticas educacionais liga esta situação a um contexto nacional. E por fim, num quarto momento, investigam-se as conseqüências desta política para as territorialidades dos povos faxinalenses e as políticas educacionais.
Palavras-chave: Territorialidade. Políticas públicas. Povos faxinalenses. Paraná.
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