Entre transformações e continuidades: o caso da modernização agrícola no noroeste de Minas Gerais. Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.4i1.019030
Resumo
O presente artigo busca analisar as transformações ocorridas na região Noroeste de Minas Gerais, tendo como principal referência o processo de modernização da agricultura brasileira iniciado na década de 1960. A ideia é realizar um resgate das transformações provenientes da industrialização do campo e do que se convencionou chamar de modernização conservadora da agricultura. A abordagem também apresenta as especificidades da política agrícola, suas principais ferramentas e justificativas que diferenciam essa política das demais políticas de intervenção estatal. Enfatiza-se a implementação dessas políticas no Cerrado mineiro, dando destaque para os dois programas que atingiram diretamente a área estudada, o Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO) e o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.