Povos da Floresta: um estudo das nuances e das sinergias entre os Seringueiros do Acre e os Faxinalenses do Paraná, Brasil
Palavras-chave:
Sistema, Modo de Vida, Povos da Floresta, Biogeografia.Resumo
A partir da perspectiva biogeográfica, no sentido da Geografia Física aliada a aspectos sociais, econômicos, ecológicos e culturais, empreende-se um ensaio traçando um estudo comparativo das nuances e sinergias entre os povos da floresta em dois extremos do Brasil. Para tanto selecionou-se duas comunidades tradicionais: dos seringueiros do Seringal Porongaba, na Amazônia, no estado do Acre, e os povos de sistemas Faxinais, do Faxinal Sete Saltos de Baixo, nos Campos Gerais do Paraná. Entre as nuances, destacam-se, por exemplo, o fator geográfico, as características das áreas e as atividades produtivas. Em relação às sinergias, mencionamos a gestão ecológica, sociocultural e territorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.