Avaliação ambiental de sistemas hidrogeomorfológicos e áreas de preservação permanente em recuperação na Unidade Hidrográfica Rio do Fagundes, Paraíba do Sul, RJ, Brasil
Palavras-chave:
Avaliação Ambiental de Nascentes, Protocolo de Avaliação Rápida, Área de Preservação Permanente de Nascentes, Unidade Hidrográfica de Planejamento.Resumo
As nascentes são importantes e complexos sistemas hidrogeomorfológios com interação geoecológica na paisagem. Este estudo avalia o nível de perturbação das Áreas de Preservação Permanente de dez nascentes seguindo um Protocolo de Avaliação Rápida numa bacia com uso agropecuário em processo de recuperação de nascentes, aplicado no verão e no inverno de 2017. A maioria das nascentes está impactada pela falta de cobertura vegetal, entre outros (60%). Independente da estação, apenas 10 a 20% apresentaram níveis de impacto julgados naturais. Concluiu-se que o protocolo permitiu uma avaliação de baixo custo, podendo ser replicado.
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1 – Localização da área de estudo - Unidade Hidrográfica de Planejamento “UHP do Rio do Fagundes” e de suas nascentes estudadas.
- Gráfico 1 (A e B) - Resultado final da pontuação do PAR verão 2017
- Gráfico 2 (A e B). Resultado final da pontuação do PAR inverno 2017
- Figura 2 - As nascentes estudadas com nível de perturbação “impactado”, “alterado” e “natural” no PAR verão e no PAR inverno.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.