CONDIÇÕES E PROJEÇÕES DE ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO NAS CIDADES MÉDIAS BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

artigo

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de retratar a situação de acesso ao sanemento básico nas capitais regionais brasileiras no âmbito das cidades médias. Pretende, complementarmente, apresentar as perspetivas de acesso ao saneamento básico por meio de projeções, considerando o avanço do crescimento demográfico e as metas estabelecidas pelo Governo Federal para um horizonte de vinte anos. Para tanto foram utilizados dados dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 em 64 capitais regionais. Os resultados revelam que o acesso ao saneamento básico progrediu nas últimas décadas, ainda que persistam graves deficiências em razão das disparidades regionais do país. As projeções ressaltam um cenário de ampliação e, por vezes, universalização do acesso, mas indicam casos em que a situação deverá ser preocupante, com necessidade iminente de políticas públicas e investimentos em infraestrutura que atendam as novas demandas localizadas.

Biografia do Autor

Taís Gonçalves Neto Costa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Migrações, especialidade em Geografia Humana, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolseira de Investigação da Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT). Investigadora associada do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (CEG-IGOT). 

 

Carlos Fernando Ferreira Lobo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado do Departamento de Geografia do IGC/UFMG e coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG. Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Geografia, em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais do IGC/UFMG e em Geotecnia e Transportes da Escola de Engenharia da UFMG. Líder do grupo de pesquisa intitulado Geografia Aplicada, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, editor-chefe da Revista Geografias/UFMG e pesquisador bolsista FAPEMIG. Atua na subárea de "Geografia da População" e "Geografia dos Transportes", especialmente nas linhas de pesquisa migrações/mobilidade espacial da população, incluindo a utilização de métodos quantitativos aplicados a análise espacial. 

Weber Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG). Estágio Pós-doutoral realizado na Universitat Abat Oliba CEU (Espanha) em Psicologia Tomista e Filosofia da Educação, sob a supervisão do prof. dr. Martin F. Echavarría. Atualmente desenvolve pesquisas sobre as conexões entre o desempenho escolar e o capital social e sobre os vínculos entre a emigração internacional e os transtornos mentais com base na Análise de Redes Socioespaciais e na Psicologia Tomista.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

COSTA, T. G. N.; LOBO, C. F. F.; SOARES, W. CONDIÇÕES E PROJEÇÕES DE ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO NAS CIDADES MÉDIAS BRASILEIRAS. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–22, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13320. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - artigos