Sistema de Parques e Corredores Verdes de Raleigh, Carolina do Norte, EUA: Um Parque com a Cidade Dentro

Autores

  • Luis Guilherme Aita Pippi Professor Adjunto Dep. de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil. PhD em Philosophy pela CAPES/Fulbright, Dep. Landscape Architecture. College of Design, NC State University, EUA.
  • Fabio Angeoletto Doutor em Ecologia pela Universidade Autônoma de Madrid e Professor do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis

Palavras-chave:

ecologia urbana, conectividade áreas verdes, cidades médias norte americanas, planejamento ambiental.

Resumo

Esse trabalho se propõe a analisar a eficácia do Plano para a Cidade Média de Raleigh, Carolina do Norte, EUA através de seu planejamento e projeto de um sistema de Parques e de Corredores Verdes, como um exemplo a ser seguido pelas cidades contemporâneas, no que tange ao planejamento e conectividade de seu sistema de espaços livres, representado por parques, áreas recreativas e corredores verdes. Nesse sentido, a qualidade de vida urbana de seus habitantes, dos espaços livres, e perpetuidade dos recursos naturais da cidade de Raleigh está diretamente relacionada com a oportunidade da efetivação do primeiro plano americano da rede de corredores verdes para uma capital, “Um Parque com uma Cidade dentro”, como forma a conter o crescimento urbano, minimizar os impactos antrópicos e promover o incremento de áreas de lazer e recreação em todas as áreas da cidade, bem como a sua conectividade e funcionalidade dos mesmos. A eficácia da constituição desse sistema integrado, constituído pela rede de corredores verdes está baseada pela efetivação e constituição do plano como um todo, no transcorrer de diversos períodos, onde através do esboço de suas características, objetivos e funções pretende-se lançar bases sólidas para discussões, premissas e estratégias para o planejamento, projeto renovação das estruturas existentes do sistema de parques e corredores verdes.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

AITA PIPPI, L. G.; ANGEOLETTO, F. Sistema de Parques e Corredores Verdes de Raleigh, Carolina do Norte, EUA: Um Parque com a Cidade Dentro. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 186–200, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13436. Acesso em: 5 out. 2022.