Geoturismo na área de abrangência do COREDE Campanha (‘metade sul’ do Rio Grande do Sul, Brasil), parte I: geomonumentos de interesse turístico
Palavras-chave:
geodiversidade, geopatrimônio, turismo, inventário, esportes de aventuraResumo
O presente trabalho traz um inventário qualitativo de geomonumentos do tipo ‘grandes áreas complexas’ na área de abrangência do COREDE Campanha, na chamada ‘metade sul’ gaúcha. O levantamento considerou mapas geológicos, bibliografia publicada, uso conhecido de locais geopatrimoniais de interesse pela população local, bem como um modelo digital do terreno (MDT), que apontou áreas de grande altitude ou declividade acentuada. Oito geomonumentos foram identificados como de interesse turístico, e são descritos em suas características de geodiversidade, pontos de destaque e atratividade turística, atividades já realizadas e infraestrutura existente. Espera-se que este levantamento estimule os municípios, e especialmente as instâncias de planejamento do COREDE, a considerar o geoturismo uma oportunidade interessante de desenvolvimento socioeconômico sustentável para a região.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.