Geoturismo na área de abrangência do COREDE Campanha (‘metade sul’ do Rio Grande do Sul, Brasil), parte II: elementos geopatrimoniais ex situ, contextos e identidades
Palavras-chave:
geodiversidade, geopatrimônio, geomemória, interpretaçãoResumo
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos geopatrimoniais ex situ, além de contextos e identidades vinculadas à geodiversidade, para a área de abrangência do COREDE Campanha, na ‘metade sul’ gaúcha. Os elementos ex situ destacados são fósseis de animais extintos do Permiano (anfíbios e pararrépteis) e do Pleistoceno (megafauna, especialmente as preguiças-gigantes). Os contextos geológicos curiosos ou interessantes ao público do geoturismo são os pântanos formadores de carvões, uma lasca de litosfera oceânica e áreas cratônicas muito antigas. Por fim, a identidade garimpeira e a memória da mineração de metais, juntamente com seu rico patrimônio cultural, também constituem atrativos turísticos que, interpretados de forma interessante, podem se somar aos geomonumentos de destaque, no âmbito de uma estratégia de geoturismo no COREDE Campanha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.