Filtros ambientais urbanos na movimentação de aves e morcegos em uma cidade média do Sul do Brasil

Autores

  • Rosemeri Segecin Moro Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7230-7410
  • Evandro Retamero Rodrigues Prefeitura Municipal de Ortigueira, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4081-6974
  • Melissa Koch Fernandes de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Rodrigo Fernando Moro Herbário HUPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2215909.027

Palavras-chave:

ecologia urbana, conectividade, qualidade ambiental, biodiversidade urbana

Resumo

A urbanização ocasiona mudanças drásticas na diversidade e distribuição de muitas espécies e no Brasil há poucos dados sobre a acessibilidade e qualidade de fragmentos florestais urbanos para a vida selvagem. Assim, estimamos a proporção de espécies de aves e morcegos barradas ao adentrar a área intraurbana de Ponta Grossa (PR) através de um estudo multiescalar de paisagem e qualidade da vegetação na área core e a avifauna e quiropterofauna presentes. Foram realizadas análises fitossociológicas por meio de parcelas da vegetação arbórea e arbustiva em três parques urbanos. O levantamento de aves ocorreu de forma não sistemática ao longo de 12 meses no alvorecer e entardecer, em pontos potenciais de ocorrência da avifauna na área urbana. Dados da quiopterofauna foram obtidos da literatura sobre amostragem local na área urbana. Finalmente, foram calculadas métricas de fragmentação da paisagem para avaliar a resistência das áreas urbanas ao trânsito das espécies-alvo. Foram levantados 142 táxons arbustivo-arbóreos nos fragmentos florestais dos parques, com diversidade H’ de 3,68 a 3,87, que abrigam 62 espécies de aves e 8 de morcegos, superando estimativas da literatura. Frequentam o espaço urbano 37% da avifauna e 50% da quiropterofauna regionais. Os fragmentos florestais apresentam áreas significativas com boa oferta de recursos, próximos o bastante para conectar estas populações. No entanto as espécies observadas são majoritariamente generalistas devido à pobreza dos corredores da área de transição, que a partir de áreas-fonte periurbanas selecionam fortemente as espécies adaptadas a ambientes submetidos a efeitos de borda. Uma análise integrada entre a cobertura vegetal das APPs, da arborização viária e de quintais poderia apontar os gargalos onde o planejamento urbano deveria focar para aumentar a qualidade ambiental da área urbana.

Biografia do Autor

Rosemeri Segecin Moro, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

Pesquisador Sênior - PPG em Geografia/ UEPG. Área de pesquisa - biodiversidade e conservação da natureza

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

MORO, R. S.; RODRIGUES, E. R. .; SOUZA, M. K. F. de; MORO, R. F. Filtros ambientais urbanos na movimentação de aves e morcegos em uma cidade média do Sul do Brasil. Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2215909.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/15909. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos