Estado da arte da Paleoicnologia do Grupo Itararé no estado de Santa Catarina e município de Rio Negro, PR, Brasil
Palavras-chave:
Depósitos glaciais, Icnofácies Mermia, Icnofácies Scoyenia, Cruziana, Diplichnites., depósitos glaciais, Icnofácies Mermia, icnofácies Scoyenia, Cruziana, DiplichnitesResumo
A icnofauna dos depósitos do Grupo Itararé aflorantes em Santa Catarina vem sendo registrada desde o trabalho de Maury, em 1927, na cidade de Anitápolis, no sul do estado. Já no sul do estado do Paraná, na região da cidade de Rio Negro, a primeira descrição de assembleias icnofossilíferas foi realizada em 2003 por Balistieri e colaboradores, apresentando alta densidade de trilhas de artrópodes. Este trabalho visa identificar e analisar a produção bibliográfica sobre a paleoicnologia do Grupo Itararé de todo o Estado de Santa Catarina, e da região de Rio Negro, buscando a compreensão das abordagens adotadas para as análises das sucessões deposicionais. Foram localizados, analisados e discutidos.17 trabalhos com descrições da icnofauna de seis afloramentos, em cinco municípios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.