Vegetação em pedoambientes ripários dos Campos Gerais do Paraná, Brasil: uma revisão bibliográfica. Doi: 10.5212/TerraPlural.v.4i2.0003
Resumo
Esta revisão bibliográfica oferece uma visão sobre os pedoambientes ripários nos Campos Gerais. Sob ocorrência de Floresta Ombrófila Mista aluvial, são reconhecíveis dois tipos de pedoambientes: ambientes hidromórficos, com solo azonal, recobertos por estepes hidrófilas ou por formações pioneiras de influência fluvial, onde se observam Organossolos Háplicos, Gleissolos Melânicos, Neossolos Quartzarênicos ou Flúvicos; e os menos hidromórficos, com solos mais estruturados, zonal, provido de cobertura florestal higrófila, com ocorrência de Neossolos Litólicos ou Regolíticos e Cambissolos Háplicos. Uma bordadura de florestas mesófilas pode ocorrer adicionalmente em Argissolos Vermelho-Amarelos, Latossolos Vermelhos ou Brunos. Alterações bruscas de gradiente altimétrico, com exposição de rochas e depósitos de areia podem originar Espodossolos Humilúvicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.