Metodología Para La Caracterización De Paisajes Fluviales: Aplicación A La Cuenca Hidrográfica Del Tajo (España Central). Doi: 10.5212/TerraPlural.v.4i2.0001
Resumo
Os espaços fluviais são áreas de elevado interesse natural e cultural especial. Há décadas tem sido objeto prioritário em investigações diversas e, mais recentemente, de programas de gestão específicos importantes para a manutenção da diversidade ecológica e paisagística. Como contribuição a compreensão destas áreas de especial valor, este trabalho apresenta uma metodologia para a caracterização de paisagens fluviais. Baseia-se na identificação dos diferentes tipos de paisagens consideradas a partir de 45 itens agrupados em sete grandes categorias. A unidade básica sobre a qual se realiza a caracterização são trechos de rio ou setores fluviais, definidos principalmente em função de critérios morfológicos, hidrológicos ou, em alguns casos, relacionados a fatores antrópicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.