Estrutura e composição da fauna de macroinvertebrados como forma de avaliação da qualidade da água do Rio Verde, em Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Doi: 10.5212/TerraPlural.v.4i2.0006
Resumo
A estrutura da comunidade de macroinvertebrados aquáticos do Rio Verde (em Ponta Grossa, PR, Brasil) foi estudada, objetivando avaliar o estado de conservação deste corpo d’água. Entre dezembro de 2006 e maio de 2007, os macroinvertebrados foram coletados em sedimentos e macrófitas marginais. Diversas medidas físico-químicas, bacteriológicas e bioindicadoras (como índice de diversidade de Shannon-Wiener, % de EPT e % de Chironomidae) foram avaliadas. Foram capturados 1926 exemplares, pertencentes a 47 famílias de platelmintos, anelídeos e artrópodes. Os insetos representaram 88,4% do total de indivíduos amostrados, com 41 famílias. Nos cinco pontos de coletas e de acordo com a análise de agrupamento, pelo coeficiente de distância de Bray-Curtis, observou-se diferença na composição da macrofauna bentônica, como reflexo da eutrofização gradativa do rio, à medida que ele atinge a área urbana da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.