Salvamento paleontológico, ambiente deposicional e correlação estratigráfica de uma seção da Formação Ponta Grossa (Bacia do Paraná)
Palavras-chave:
Devoniano, Zoophycos, Geoconservação, Domínio Malvinocráfico, Icnofácies CruzianaResumo
A área urbana de Ponta Grossa (PR) ocorre sobre um dos mais abundantes campos fossilíferos do país, que registra uma fauna endêmica que ocorreu no Devoniano da Bacia do Paraná. A crescente urbanização da cidade cada vez mais sepulta esses afloramentos, sendo crucial que novas obras tenham acompanhamento de uma equipe especializada para salvaguarda do patrimônio paleontológico. Este é o caso do empreendimento Bosque Mistral, que expôs muitas camadas da Formação Ponta Grossa, ricas em fósseis e icnofósseis. Este estudo reporta as principais ocorrências fossilíferas da seção, correlaciona a seção com sítios clássicos na literatura e interpreta os principais ambientes deposicionais e ciclos estratigráficos com uma análise integrada entre sedimentologia e icnologia. A distribuição icnológica também evidencia o padrão retrogradacional, e, particularmente, a ocorrência de icnofábricas dominadas por Zoophycos no topo da seção é assinatura de ciclos de alta frequência associada ao padrão transgressivo. A biodiversidade varia de acordo com a litologia, nas camadas arenosas e siltosas ocorrem organismos diferentes das camadas argilosas. Nas primeiras a fauna epibionte (trilobitas e braquiópodes principalmente) é predominante enquanto nas camadas argilosas o predomínio é da fauna endobionte e semi-endobionte (moluscos bivalves e braquiópodes infaunais). Ou seja, a distribuição dos táxons pelas camadas não se dá de maneira randômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.