Regionalismo e Integração Regional na América do Sul: uma discussão sobre as dificuldades e divergências ideológicas (2000-2016)
Palavras-chave:
Iniciativas regionais, Região, AntagonismoResumo
Este artigo analisa a integração regional na América do Sul e discute as principais dificuldades e obstáculos até 2016. No decorrer dos anos 2000, com a chamada Onda Rosa, ocorreu a ascensão de diversos governos de esquerda e centro-esquerda na região, os quais se dedicaram a formalização de iniciativas de integração regional para projetar a América do Sul como um polo de poder no cenário internacional. Contudo, essas iniciativas não eram homogêneas no tocante aos seus aspectos ideológicos, gerando certos contrastes entre as mesmas. Ainda com o declínio dos governos de esquerda e centro-esquerda na região, no período entre 2011 e 2016, as iniciativas se enfraquecerem gradativamente, ocorrendo um revés na integração regional no subcontinente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.