A Geografia na construção do conhecimento em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220126.031

Palavras-chave:

Administração. Gestão. Conhecimento administrativo. Formação acadêmica.

Resumo

Com a emergência de um mundo globalizado, no qual decisões dependem de informações das mais variadas escalas geográficas, do local ao global, é fundamental que a gestão de empresas, sejam elas públicas ou privadas, estejam pautadas numa visão de totalidade. Com base nesse pressuposto, a hipótese desse estudo foi verificar a presença da Geografia formalizada nas grades curriculares dos cursos de Administração (no ensino superior). Os procedimentos metodológicos foram pautados
em uma verificação documental (mediante análise de currículo dos principais cursos de Administração do país), observando-se os dados sobre a formação oficial dos gestores e de que forma estão constituídas as grades curriculares destes cursos. Foi verificada deficiência no processo formativo dos administradores, constatando-se a falta de abordagens sobre noções fundamentais da Geografia durante as etapas de ensino. Tal condição evidencia que a ciência da administração ainda não reconhece formalmente o potencial colaborativo da Geografia enquanto disciplina chave para
estimular o pensamento espacial dos gestores e contributiva para o entendimento integral da realidade contemporânea.

Biografia do Autor

Adilar Antonio Cigolini, universidade Federal do Paraná

Professor Dr. do Departamento de Geografia

Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

CIGOLINI, A. A.; SCHERER, A. A Geografia na construção do conhecimento em Administração . Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2220126.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/20126. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos