As jovens rurais egressas da UFFS campus de Erechim frente aos desafios da sucessão na agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2320312.012Palavras-chave:
Ensino Superior, juventude rural, gênero e geografiaResumo
O presente estudo foi realizado com jovens rurais egressas dos cursos de Agronomia e de Pedagogia da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim-RS. Nesta pesquisa, procuramos compreender a participação das jovens da UFFS no processo de sucessão na agricultura familiar. Partimos da hipótese de que a formação em nível superior poderia contribuir nos processos de sucessão na agricultura familiar, principalmente, por parte das jovens rurais agrônomas. Para desenvolver a análise, trabalhamos com as mulheres rurais que se identificaram como tal, ingressaram no período de 2010 a 2014, continham nesta época a faixa etária de 15 a 29 anos. A pesquisa demonstrou que a sucessão é resultado de condições que são multifatoriais. Desta forma, o ensino superior é importante, porém não responde isoladamente. Com a formação elas poderiam contribuir de maneira diferenciada com a agricultura familiar, mas para isso é necessário rever as relações internas com a família, de infraestrutura, apoio de políticas públicas mais direcionadas a uma perspectiva feminina dentro do estabelecimento agropecuário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daiane Carla Bordulis Eduardo, Roseli Alves dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.