Práticas domiciliares de gerenciamento de resíduos sólidos em Mossoró, Nordeste do Brasil: um estudo de caso em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220590.029Palavras-chave:
Gestão de Resíduos, COVID-19, Sustentabilidade urbana, ImpactosResumo
Este artigo investigou as práticas domiciliares desenvolvidas na destinação de resíduos na cidade de Mossoró, RN, durante o período de pandemia. Através de um formulário eletrônico com 16 perguntas abertas e fechadas, a pesquisa alcançou 71 pessoas em 21 bairros diferentes e na zona rural do município. Constatou-se que a maioria dos respondentes não conhecia o serviço de coleta seletiva nos seus bairros ou local de residência, bem como falta conhecimento sobre a separação dos resíduos. Além disso, 57% das pessoas afirmaram que houve aumento dos resíduos domiciliares durante a pandemia, sendo que 26% apontaram aumento nos resíduos orgânicos e embalagens plásticas. Fica claro, portanto, a importância da atuação da esfera estadual e municipal na gestão dos resíduos sólidos e cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Necessita-se elaborar estratégias de operacionalização das políticas socioambientais também em tempos de crise, uma vez que a coleta seletiva foi paralisada durante a pandemia da COVID-19, prejudicando as associações de catadores de recicláveis e a gestão de resíduos sólidos, uma vez esse material foi parar no aterro sanitário local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Terr@ Plural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.