Práticas domiciliares de gerenciamento de resíduos sólidos em Mossoró, Nordeste do Brasil: um estudo de caso em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220590.029

Palavras-chave:

Gestão de Resíduos, COVID-19, Sustentabilidade urbana, Impactos

Resumo

Este artigo investigou as práticas domiciliares desenvolvidas na destinação de resíduos na cidade de Mossoró, RN, durante o período de pandemia. Através de um formulário eletrônico com 16 perguntas abertas e fechadas, a pesquisa alcançou 71 pessoas em 21 bairros diferentes e na zona rural do município. Constatou-se que a maioria dos respondentes não conhecia o serviço de coleta seletiva nos seus bairros ou local de residência, bem como falta conhecimento sobre a separação dos resíduos. Além disso, 57% das pessoas afirmaram que houve aumento dos resíduos domiciliares durante a pandemia, sendo que 26% apontaram aumento nos resíduos orgânicos e embalagens plásticas. Fica claro, portanto, a importância da atuação da esfera estadual e municipal na gestão dos resíduos sólidos e cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Necessita-se elaborar estratégias de operacionalização das políticas socioambientais também em tempos de crise, uma vez que a coleta seletiva foi paralisada durante a pandemia da COVID-19, prejudicando as associações de catadores de recicláveis e a gestão de resíduos sólidos, uma vez esse material foi parar no aterro sanitário local.

Biografia do Autor

Enaira Liany Bezerra dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Karinny Alves da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Maria Dayanne Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Mossoró, RN, Brasil

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Juciane Vieira de Assis, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Larissa Fernandes da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN, Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Maria Rosângela Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Mossoró, RN, Brasil

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Zildenice Matias Guedes Maia, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN, Ipanguaçu, RN, Brasil

Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

SANTOS, E. L. B. dos; SILVA, K. A. da .; VIEIRA, M. D.; ASSIS, J. V. de; SILVA, L. F. da; ARAÚJO, M. R.; MAIA, Z. M. G. Práticas domiciliares de gerenciamento de resíduos sólidos em Mossoró, Nordeste do Brasil: um estudo de caso em tempos de pandemia. Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–10, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2220590.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/20590. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos