A construção de redes no mercado de produtos orgânicos

o caso do Circuito Sul de Circulação e Comercialização da Rede Ecovida de Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2320714.007

Palavras-chave:

Agroecologia, comercialização, campesinato, mecanismos de mercado

Resumo

O presente artigo aborda o mercado de produtos orgânicos destacando o papel das redes para a criação de espaços de comercialização. Com base em dados sobre a produção orgânica e na análise de experiências vinculadas ao Circuito Sul de Circulação e Comercialização de Produtos Agroecológicos da Rede Ecovida de Agroecologia, tratou-se de discutir e problematizar as escalas nas redes dos produtos orgânicos, com destaque para a circulação daqueles oriundos da agricultura camponesa. Nestes termos, o mercado é formado por territorialidades em disputa, resultando em conflitos entre os agentes hegemônicos e contra-hegemônicos que se utilizam de diferentes práticas espaciais para ampliar suas escalas de atuação e fortalecer os seus respectivos projetos territoriais. A agricultura camponesa, por meio de relações multiescalares, tem criado alternativas exitosas no mercado de produtos
orgânicos proporcionando o fortalecimento da sua autonomia relativa com base na Agroecologia.

Biografia do Autor

Márcio Freitas Eduardo, Universidade Federal da Fronteira Sul

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Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, Paraná.

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Jóice Konrad, Instituto Federal de Santa Catarina, campus Xanxerê

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

EDUARDO, M. F.; FINATTO, R. A.; KONRAD, J. A construção de redes no mercado de produtos orgânicos: o caso do Circuito Sul de Circulação e Comercialização da Rede Ecovida de Agroecologia. Terr@ Plural, [S. l.], v. 17, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.17.2320714.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/20714. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos