A construção de redes no mercado de produtos orgânicos
o caso do Circuito Sul de Circulação e Comercialização da Rede Ecovida de Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2320714.007Palavras-chave:
Agroecologia, comercialização, campesinato, mecanismos de mercadoResumo
O presente artigo aborda o mercado de produtos orgânicos destacando o papel das redes para a criação de espaços de comercialização. Com base em dados sobre a produção orgânica e na análise de experiências vinculadas ao Circuito Sul de Circulação e Comercialização de Produtos Agroecológicos da Rede Ecovida de Agroecologia, tratou-se de discutir e problematizar as escalas nas redes dos produtos orgânicos, com destaque para a circulação daqueles oriundos da agricultura camponesa. Nestes termos, o mercado é formado por territorialidades em disputa, resultando em conflitos entre os agentes hegemônicos e contra-hegemônicos que se utilizam de diferentes práticas espaciais para ampliar suas escalas de atuação e fortalecer os seus respectivos projetos territoriais. A agricultura camponesa, por meio de relações multiescalares, tem criado alternativas exitosas no mercado de produtos
orgânicos proporcionando o fortalecimento da sua autonomia relativa com base na Agroecologia.
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