A construção da ideia de paisagem na e da imagem

Uma trajetória da representação da paisagem na história da arte, da antiguidade ao romantismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220893.033

Palavras-chave:

Paisagem como texto, Pintura, Iconografia, Iconologia

Resumo

Investigar o conceito de paisagem através de sua representação é um tema multidisciplinar que pode desvendar muito da trajetória humana e de como ela se relaciona, percebe e interfere em seu entorno. A investigação aqui proposta visa
apontar possibilidades de análises a partir da seleção de algumas obras de arte, especificamente pinturas, nas quais a paisagem aparece representada, seja como pano de fundo, seja como temática principal ou em diálogo com os demais elementos. O modo como ela aparece destacada, suas cores, relações compositivas e com demais elementos são fundamentais para compreender como a categoria da paisagem foi percebida, entendida e representada. Ao final é possível compreendê-la como parte de um texto não apenas no que se vê, mas além dele. Para isto foram analisadas as imagens
a partir da Iconografia e Iconologia de Panosfsky, extrapolando a leitura também à luz de Cassirer, com respaldo nas reflexões geográficas de Cosgrove, especialmente em
seu livro Palladian Landscape.

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

AFONSO, C. G. . A construção da ideia de paisagem na e da imagem: Uma trajetória da representação da paisagem na história da arte, da antiguidade ao romantismo. Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2220893.033. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/20893. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos