Dinâmica Geoeconômica da Indústria de Ampére, PR
evolução e consolidação
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2320968.017Palavras-chave:
Industrialização, Formação Sócio-Espacial, Desenvolvimento regional, Pequenas cidades, Dinâmica espacialResumo
Busca-se compreender a dinâmica geoeconômica da indústria em Ampére e as principais características e fatores determinantes desse processo, entendendo-o não como um fato isolado, mas em sintonia com o contexto regional e nacional. Para tanto considerou-se como categoria de análise a Formação Sócio-espacial (FSE), revisão bibliográfica e documental, além de trabalho de campo. A FSE do Sudoeste Paranaense, mesorregião da área de estaudo, se desenvolveu baseada na pequena produção mercantil e Ampére apresenta um setor manufatureiro relevante, destacando-se em dois setores da indústria de transformação (confecções do vestuário e produção de móveis). No Sudoeste Paranaense é o principal polo desses setores; no estado do Paraná está entre os 10 polos principais e no Brasil é o 65º maior empregador no setor confeccionista e o 43º no ramo moveleiro. Essa posição de importância industrial é resultado da combinação de iniciativas privadas calcadas na pequena produção mercantil, apoio público municipal, bem como políticas e programas federais que alavancaram o mercado interno durante os anos 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruno Saggiorato, Fernando dos Santos Sampaio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.