Relações entre a comunidade faxinalense de Taboãozinho em Prudentópolis (PR) e o geossítio Pinheiro de Pedra – apropriação e geoconservação
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2221044.044Palavras-chave:
Faxinal, Geodiversidade, Geoparque PrudentópolisResumo
Neste artigo discute-se como a comunidade faxinalense de Taboãozinho promoveu a valorização, divulgação e a conservação do patrimônio paleontológico em seu território através do geossítio Pinheiro de Pedra. As características socioespaciais da comunidade faxinalense em sinergia com o geopatrimônio e a geoconservação dão a tônica da singularidade da paisagem natural e do seu território. Através de levantamentos bibliográficos e documentais, diagnóstico participativo e entrevistas com os sujeitos locais, identificamos fatores que apontam o processo de apropriação cultural do geossítio pela comunidade. Detectamos que os cuidados com os troncos fósseis e a manutenção do acervo de lendas, histórias e manifestações culturais sobre
os “pinheiros de pedra” são ações que culminam com a proteção do patrimônio e sua divulgação. A partir deste estudo foram fomentadas ações de educação e valorização cultural realizadas em parceria com outras organizações, possibilitando avanços ao desenvolvimento do geoturismo e valorização do patrimônio cultural da região. O histórico de conhecimento da presença de troncos fósseis, associado a lendas, histórias e manifestações culturais sobre os “pinheiros de pedra”, além de ações de cuidado e conservação do patrimônio são fatores que apontam para um processo de apropriação cultural por parte da comunidade com o geossítio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Alexandre Rogoski, Tiago Augusto Barbosa, Antonio Liccardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.