A geografia do mercado de desmanches no município de Curitiba, PR
uma análise espacial realizada a partir da Lei Nacional dos Desmanches
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2221107.037Resumo
Existe relação entre localizações comerciais e crimes contra o patrimônio de alto valor, especificamente veículos? Para responder essa questão analisamos o mercado de peças e veículos usados, segmento regulamentado pela Lei Nacional dos Desmanches – Lei nº 12.977/2014, para o controle com maior rigor das atividades de desmonte, venda e revenda de peças e veículos usados. No Paraná o Decreto estadual nº 8.804/2018 exige credenciamento deste tipo de comércio, “desmanche”, junto ao DETRAN. Assim, analisamos a correlação espacial entre as ocorrências de veículos produto de crime recuperados em Curitiba e os pontos de comércio relacionados a desmanches, apontando áreas de alta casuística de ocorrência e possíveis relações com áreas de concentração de estabelecimentos automotivos de peças e veículos usados ainda não regularizados junto ao DETRAN. Foi observada nítida semelhança
entre algumas das variáveis distribuídas por bairro como “desmanches parcialmente legalizados” e “veículos recuperados” (r=0,365). Conclui-se que a Lei dos Desmanches trouxe contribuições evidentes para o desenvolvimento econômico e social, uma vez que contribuiu para a queda expressiva de crimes patrimoniais contra veículos em diversos estados, também no Paraná. Os resultados podem alertar o Estado para uma maior e melhor fiscalização comercial àqueles estabelecimentos em seu território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mário Henrique Anunciação Lemos, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.