Vegetação Natural de Ambientes Montanhosos
Morraria do Urucum e Serra do Amolar, Pantanal, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2321744.008Palavras-chave:
Campos de Altitude, Áreas Úmidas, Ecossistemas Montanhosos, conservaçãoResumo
Os ambientes montanhosos são considerados um habitat único com características ecossistêmicas distintas. Portanto, necessita-se mais estudos para entender e caracterizar esses habitats para sua preservação. Por conta disso, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar duas áreas montanhosas, a Morraria do Urucum e a Serra do Amolar, a fim de discutir sobre os Campos de Altitude (vegetação montanhosa) presentes acima de 700 m de altitude. Diferentemente da Serra do Amolar, a Morraria do Urucum não possui Unidades de Conservação em seu território, levantando preocupações sobre sua preservação. Ações de conservação são urgentes
para prevenir a perda da biodiversidade dos Campos de Altitude, mas estas ações devem refletir propriedades ecológicas e processos sucessionais e, portanto, permitir práticas de manejo adequadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dhonatan Diego Pessi, Geraldo Alves Damasceno Júnior, Normandes Matos da Silva, Camila Leonardo Mioto, Marco Antonio Diodato, Alfredo Marcelo Grigio, Vinícius de Oliveira Ribeiro, Fábio Veríssimo Gonçalves, Antonio Conceição Paranhos Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.