Aves em pequenas áreas verdes urbanas das cidades de Porto União (Santa Catarina) e União da Vitória (Paraná)
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.2422472.006Palavras-chave:
biodiversidade urbana, serviços ecossistêmicos, fauna urbana, assembleia de aves urbanasResumo
Áreas verdes urbanas são importantes na preservação da biodiversidade em cidades, fornecendo habitat e recursos para espécies de aves nativas e migratórias. Compreender como a comunidade de aves responde à matriz urbana pode auxiliar em formas de minimizar os impactos negativos da urbanização. Assim, este trabalho objetivou descrever e comparar a estrutura da assembleia de aves em três áreas verdes urbanas na Região Sul do Brasil: duas áreas localizadas no município de União da Vitória, Paraná e uma no município de Porto União, Santa Catarina. Além disso, objetivou-se avaliar diferenças sazonais da comunidade de aves em uma série amostral bianual, 2015/2016 e 2018/2019. Ao todo foram registradas 69 espécies, pertencentes a 12 ordens e 26 famílias. A riqueza, a abundância e a densidade diferiram significativamente entre os dois períodos de amostragens. Contudo, enquanto a riqueza foi maior em 2018/2019, a abundância e a densidade tiveram maiores valores em 2015/2016. Houve diferenças significativas também entre as três localidades estudadas durante cada estação do ano. Além disso, foi registrada a presença de uma espécie ameaçada em nível mundial, o papagaio-do-peito-roxo Amazona vinacea. Preliminarmente, é possível sugerir que as áreas verdes urbanas suportam riqueza substancial de aves, garantindo, mesmo que parcialmente, a continuidade dos serviços ecossistêmicos destes espaços urbanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maiara Jientara , Alan Deivid Pereira , Rafael Metri, Juliana Rechetelo, Huilquer Francisco Vogel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.