A indústria do cimento de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através da tecnologia das sementes C-S-H

Uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2322485.011

Palavras-chave:

nanopartículas, cimento baixo em carbono, materiais cimentícios suplementares, redução de clínquer, pegada de carbono

Resumo

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu vários objetivos e ações para mitigar as alterações climáticas e reduzir as suas consequências. Sendo um dos principais responsáveis pelas emissões antropogênicas globais de carbono, a indústria cimenteira tem um grande potencial de colaboração para atingir esse objetivo. Novas soluções vêm sendo estudadas para diminuir o impacto ambiental causado pela produção de cimento. A substituição do teor de clínquer por Materiais Cimentícios Suplementares (MCS) é apontada como a mais viável. Apesar do benefício ambiental oferecido por essa ação, a modificação da composição do ligante leva a problemas iniciais de desempenho. Materiais cimentícios com menor teor de clínquer e presença de MCS apresentam maior tempo de pega e menor resistência inicial, o que limita a aplicação da medida, independentemente de sua vantagem ambiental. O uso do aditivo de sementes de C-S-H (silicato de cálcio hidratado) pode contornar esse efeito, pois acelera a hidratação do cimento, melhorando seu desempenho inicial. Portanto, esse insumo adicional possibilita a aplicação mais ampla de cimentos de baixo carbono. No entanto, a fabricação de sementes de C-S-H também emite gases de efeito estufa com impactos ambientais comparáveis aos da produção de cimento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar e discutir a contribuição do uso de sementes de C-S-H na redução potencial da pegada de carbono de materiais cimentícios e se esta medida pode ajudar a atingir as metas estabelecidas pela ONU. Os trabalhos analisados apontaram o aditivo como uma solução viável para a produção de cimentos de baixo carbono, que atende a requisitos técnicos e ambientais. Concluiu-se, portanto, que as sementes de C-S-H podem contribuir efetivamente para alcançar os objetivos estabelecidos pela ONU para a mitigação das alterações climáticas.

Biografia do Autor

Paula Aguilar Guimarães, Universidade Federal do Paraná

-

Sarah Tamura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

-

Marienne Costa, Universidade Federal do Paraná

-

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

AGUILAR GUIMARÃES, P.; TAMURA, S.; COSTA, M. A indústria do cimento de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através da tecnologia das sementes C-S-H: Uma análise crítica. Terr@ Plural, [S. l.], v. 17, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.17.2322485.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/22485. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos