Tafofácies, correlação estratigráfica e paleoambientes em uma nova seção Devoniana na Bacia do Paraná (PR, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.17.2322740.022Palavras-chave:
Devoniano, Estratigrafia, Tafonomia, Icnologia, PaleoambientesResumo
O arcabouço estratigráfico na porção sul da Bacia do Paraná representada pelos estratos do Sistema Devoniano preserva um rico depósito fossilífero, marcado pela presença de uma paleofauna comumente referida como endêmica de organismos bentônicos do Domínio Malvinocáfrico. O presente estudo configura a interpretação de uma nova seção deposicional do Devoniano. Para tanto as novas áreas foram visitadas em campo e descritas nos aspectos faciológicos, icnológicos e tafonômicos. A pesquisa resultou na interpretação das fácies como registro de águas profundas, influenciadas por tempestades e uma situação de estresse ecológico imediatamente anterior a uma crise biótica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elvio Pinto Bosetti, Kevin William Richter, Luana Oliveira, Isabelle de Siqueira Tavares, Iniwara Kurovski Pereira, Gabrieli Goltz, Daniel Sedorko
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.