O papel dos movimentos sociais na geopolítica contemporânea: uma análise das comunidades de pescadores do litoral cearense e suas interações com o Estado. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0002

Autores

  • Helvisney dos Reis Cardoso Universidade de Brasília
  • Lucas Guimarães Grisolia Universidade de Brasília
  • Wânessa Marques Silva Universidade de Brasília

Resumo

Em uma análise geopolítica, pretende-se mostrar as relações de poder entre dois atores sociais, o Movimento Nacional dos Pescadores e o Estado brasileiro. Para melhor compreendê-los, apresentamos o conceito de território como diferentes formas de apropriação pelos atores, o histórico do movimento e suas reivindicações, além das políticas estatais para o setor pesqueiro. Foi observado um esforço para articular as comunidades tradicionais pesqueiras com o intuito de buscarem seus interesses junto ao Estado com maior eficiência em contraponto às políticas de desenvolvimento do setor pesqueiro que beneficiavam apenas produtores industriais do setor. Nossos resultados sugerem que uma política do setor pesqueiro falha proporciona o surgimento de um movimento social muito importante para a defesa dos interesses das comunidades tradicionais no Brasil. Dessa forma, os pescadores tradicionais mostram-se bem articulados e com voz ativa nas tomadas de decisão que lhes dizem respeito.

Biografia do Autor

Helvisney dos Reis Cardoso, Universidade de Brasília

Helvisney dos Reis Cardoso (neyrcd@gmail.com) é graduando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Atualmente é estagiário da Seção de Política de Defesa Nacional no Estado Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa em Brasília.

Lucas Guimarães Grisolia, Universidade de Brasília

Lucas Guimarães Grisolia (lucas.grisolia@gmail.com) é graduado em Geografia (2011) pela Universidade de Brasília.

Wânessa Marques Silva, Universidade de Brasília

 

Wânessa Marques Silva (wanessamarq@gmail.com) é graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2012-02-21

Como Citar

DOS REIS CARDOSO, H.; GRISOLIA, L. G.; SILVA, W. M. O papel dos movimentos sociais na geopolítica contemporânea: uma análise das comunidades de pescadores do litoral cearense e suas interações com o Estado. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6I1.0002. Terr@ Plural, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 25–42, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/2707. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos