Vivendo entre jovens: a observação participante como metodologia de pesquisa de campo. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.6i2.0004
Resumo
Ao longo da minha trajetória acadêmica, tenho confrontado, como problemática de pesquisa, a territorialização das culturas juvenis transterritoriais punk e hip-hop. A observação participante revelou-se como uma metodologia frutífera, na produção de informações sobre o cotidiano de jovens que tecem redes de sociabilidade e territoriais em torno delas, em contextos urbanos específicos. O objetivo aqui é apresentar esta trajetória de pesquisa, as principais referências teóricas que fundamentaram a opção metodológica, bem como algumas orientações práticas, baseadas na minha própria experiência com observação participante. Entremeando estas orientações, as culturas juvenis são desveladas. Por fim, problematizo a especificidade da Geografia no estudo da territorialização das juventudes. Com isso, espero ter atendido aos objetivos da mesa redonda “Microterritorialidades urbanas: perspectivas teórico-metodológicas”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.