Histórico e evolução do conhecimento sobre a paleoflora do Devoniano na Bacia do Paraná. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.7iEspecial.0003
Resumo
Nos últimos anos, a execução de trabalhos de campo no município de Tibagi-PR, têm possibilitado a prospecção de fitofósseis bem preservados na Formação São Domingos (Bacia do Paraná), resgatando o interesse científico da paleobotânica nesta unidade. O presente trabalho objetivou caracterizar a evolução do conhecimento sobre a paleoflora devoniana da Bacia do Paraná, com base no histórico das pesquisas no Brasil e apresentar as perspectivas futuras a partir de novos achados em seções recentemente levantadas do Devoniano Médio no estado do Paraná. Foram identificados e descritos três táxons ocorrentes nos afloramentos Sítio Wolff e Itáytyba (Formação São Domingos), a saber: Spongiophyton, Palaeostigma e Haplostigma. A continuidade das pesquisas com este material fóssil pode colaborar na compreensão nos estudos evolutivos e paleoecológicos das plantas, além de fornecer dados relevantes para interpretações dos sistemas deposicionais e reconstituições paleofitogeográficas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.