APLICAÇÃO DA ANÁLISE VISUAL EM DUAS UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PITANGUI/ PR MEDIANTE PROCESSAMENTOS DIGITAIS

Autores

  • Carla Eva Prichoa Universidade Autônoma de Madri
  • Selma Regina Aranha Ribeiro UEPG
  • Pedro Molina Holgado UAM

Resumo

Atualmente, muitos são os métodos para análise e caracterização das paisagens; porém, de maneira maciça, as técnicas de SIG (Sistemas de Informação Geográfica) e SR (Sensoriamento Remoto) apresentam impactos na produção e disponibilização de produtos cartográficos, minimizando custos e otimizando a validação a campo. Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida utilizando classificação qualitativa, ou seja, visual, voltada à caracterização e ao reconhecimento de padrões físicos, bem como de ocupação de duas unidades de paisagem pertencentes à bacia hidrográfica do rio Pitangui, a qual abrange os municípios de Castro, Carambeí e Ponta Grossa, localizados a centro-leste do Estado do Paraná. O estudo envolveu a utilização de imagem de satélite Landsat 5 TM, a qual forneceu visão global, particular das unidades e os valores de refletância dos alvos nelas contidos. Os dados referentes as bandas espectrais e do relevo foram integrados, relacionados e espacializados em ambiente SIG, extraindo variáveis de relevo e de hidrografia a fim de se realizar reconhecimento visual e topográfico prévio das unidades. Como resultado, nota-se que ambas as unidades de paisagem apresentam heterogeneidade nos padrões tanto físicos quanto de uso e ocupação. A primeira unidade possui características topográficas em algumas áreas as quais impedem o manejo, notadas principalmente à sudeste da área. A segunda unidade, apesar de possuir relevo o qual favorece mais o uso e ocupação, possui porções mais elevadas e declivosas observadas principalmente ao norte, nordeste e sudeste da área.

Biografia do Autor

Carla Eva Prichoa, Universidade Autônoma de Madri

Programa de Pós Graduação em geografia
Doutorado em Geografia

Universidade Autônoma de Madri

Selma Regina Aranha Ribeiro, UEPG

Dra. Professora do Departamento de Geografia

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedro Molina Holgado, UAM

Dr. Professor do Departamento de Geografia

Universidade Autônoma de Madri

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

PRICHOA, C. E.; ARANHA RIBEIRO, S. R.; HOLGADO, P. M. APLICAÇÃO DA ANÁLISE VISUAL EM DUAS UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PITANGUI/ PR MEDIANTE PROCESSAMENTOS DIGITAIS. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 185–201, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6350. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos