OS CONCEITOS DE PERCEPÇÃO E TERRITÓRIO COMO LENTES PARA O ENTENDIMENTO CULTURAL

Autores

  • Luciene Cristina Risso UNESP

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma discussão teórico-metodológica a respeito dos conceitos de percepção e território para a leitura cultural. Isto porque o território, entendido subjetivamente, possibilita a leitura dos significados inerentes às paisagens. Nesse caso, a percepção das sociedades, com relação aos espaços vividos e aos lugares, traz a complementaridade e a integração entre os dois conceitos. Dessa forma, a Geografia Cultural torna-se essencial na discussão de comunidades tradicionais e indígenas em sua relação territorial.  

Downloads

Biografia do Autor

Luciene Cristina Risso, UNESP

Possui graduação em Geografia Rio Claro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Conservação e manejo de recursos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Desde 2006 é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Cultural e Conservação Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão sócio-ambiental de Áreas protegidas/Unidades de Conservação e estudos de comunidades indígenas e tradicionais e território.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Como Citar

RISSO, L. C. OS CONCEITOS DE PERCEPÇÃO E TERRITÓRIO COMO LENTES PARA O ENTENDIMENTO CULTURAL. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 309–319, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/6438. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos