Uso de algoritmo de têmpera simulada para otimizar portfólio de ações
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.001Resumo
Este estudo aplica a técnica de Têmpera Simulada, um método de otimização, à gestão de portfólios de ações na B3, objetivando a maximização do retorno ajustado ao risco. Caracterizando-se como uma pesquisa experimental e aplicada, o trabalho tem como objetivo a otimização de um portfólio de ações utilizando o algoritmo de têmpera simulada, sendo realizada a análise e seleção de indicadores de desempenho financeiro, a identificação de um conjunto diversificado de ações, a implementação e ajuste do algoritmo de Têmpera Simulada para otimização de portfólios, e a realização de simulações para avaliar a eficácia da estratégia proposta. A metodologia empregada combina revisão bibliográfica com análises quantitativas, utilizando dados históricos de mercado para modelar e testar o algoritmo. Os resultados demonstram que o algoritmo de Têmpera Simulada proporciona bons resultados para a relação risco/retorno dos portfólios, superando algumas estratégias tradicionais de investimento e se mostrando como um aliado enquanto ferramenta para a tomada de decisões financeiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wagner Igarashi, Beatriz, Deisy

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
