Integração das Óticas Interna e Externa na Avaliação de Cursos ou Programas de Pós-graduação
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar os elementos que informam o processo de avaliação segundo a ótica externa e interna, a fim de observar se é possível haver interação entre as duas óticas ao se estruturar um modelo de avaliação direcionado a pós-graduação strico sensu. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica, a qual tem viés descritivo e com enfoque qualitativo. Ao revisar os textos observou-se que a avaliação interna promove o acompanhamento contínuo e sistemático, ao passo que a externa apresenta a percepção de pessoas não envolvidas de modo direto com os cursos ou programas. Verificou-se, também, que os textos direcionados a ótica externa geram contribuições, opiniões, apresentam tendências e relatam dificuldades dos cursos ou programas e problematizam questões segundo um olhar externo. Ao passo que os textos direcionados a ótica interna evidenciam as práticas que vem sendo adotadas no gerenciamento e observam que estas não têm surtido resultados efetivos. A partir dos elementos pesquisados considera-se ser possível a construção de um modelo a partir das percepções externas que auxiliem no gerenciamento e contemplem de modo simultâneo, os parâmetros externos e internos.Downloads
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